top of page

SANTA MISSA: Abertura do Ano jubilar do centenário da paróquia

No sábado, dia 12 de setembro de 2020, realizou-se na Igreja Matriz São Sebastião a abertura do Ano Jubilar do Centenário da Paróquia São Sebastião de Borborema, com a celebração da Missa, presidida pelo pároco Walterlei Anderson de Sá e pelo vigário Antonio Marcos Elize.

Em tempos de pandemia do Coronavírus, não pode haver aglomerações dentro do templo, por isso, cerca de 100 fiéis estiveram presentes na celebração.

A missa também foi transmitida pelas mídias sociais da Paróquia (YouTube e Facebook) para que os fiéis pudessem participar deste marco na história da nossa Paróquia.

Padre Walterlei destacou a importância da comunidade celebrar com alegria este ano jubilar, no qual nos preparamos para comemorar os 100 anos da paróquia. "Com alegria queremos abrir o Ano Jubilar em preparação para o Centenário de nossa Paróquia, rendendo graças ao Senhor, pela nossa comunidade e pela inúmeras bênçãos sob a poderosa intercessão do nosso padroeiro, São Sebastião".

A Paróquia São Sebastião foi criada em 05 de setembro de 1921, pelo Dom José Marcondes Homem de Melo, desmembrando da paróquia Divino Espírito Santo de Itápolis-SP, sendo instalada oficialmente em 11 de setembro de 1921 com a missa e posse do primeiro pároco, Cônego Heriberto Goettersdorfer.

Na homilia, Padre Walter comentou que abrir o Ano Jubilar em preparação para o centenário é deixar um marco, pois também fazemos memória de várias pesssoas, ou seja, leigos e leigas que contribuíram para que a comunidade de Borborema, estivesse a 100 anos evangelizando, levando a alegria do Evangelho de Jesus Cristo.

Sobre a liturgia do dia, o sacerdote levou os fiéis a refletirem sobre o perdão, onde cada um é chamado a vivenciar o amor e a misericórdia. Jesus, pregado numa cruz, em meio ao seu imenso sofrimento, foi capaz de perdoar aqueles que o crucificaram. Viver o perdão é se libertar do nosso próprio egoísmo.

Jesus quer mostrar que Deus perdoa gratuitamente nossos pecados e faltas e, que esta gratuidade do perdão não pode ser rompida por nós, que somos seguidores, discípulos de Cristo. Como papa Francisco sempre nos diz que, se Deus nos perdoa, quem somos nós para não perdoar o irmão?

Por fim, padre Walterlei afirmou que não devemos nos questionar como Pedro, e somente se atentar com números "setenta vezes sete", mas é preciso viver o pedrão sempre, como Jesus nos ensina. Somente pela graça do perdão, fruto do amor, podemos construir um mundo melhor, de paz, fraterno e amoroso. É através do perdão, da fraternidade, da solidariedade e da alegria de viver como irmãos que foi possível chegar até aqui e, poder celebrar com grande júbilo o ano do centenário da Paróquia São Sebastião.

Ao final da celebração, agradeceu a comunidade e a todos que ajudam a manter viva esta Igreja de Cristo, através das pastorais e movimentos que formam a Paróquia.

Durante este Ano Jubilar, após a pandemia estar menos contagiante, será marcado inúmeros eventos e celebrações em diversos âmbitos para celebrar esta importante data na história da Comunidade Paroquial de Borborema.

Para os fiéis que participaram presencialmente e virtualmente, puderam acompanhar um vídeo mensagem feita pelo Dom Francisco Carlos da Silva, no qual parabenizou a comunidade pelo início do ano Jubilar, e também alguns fatos históricos com fotos, sobre a nossa comunidade.

bottom of page