top of page

Capela São José

Padroeiro da Vila Orestina

​

O Sr. José Feliciano Ferreira (José Orestes) doou a Mitra Diocesana de São Carlos uma área para a formação do Patrimônio São José do Novo Brasil, cuja autorização para o recebimento da doação em nome da Mitra Diocesana de São Carlos veio através do despacho da Câmara Eclesiástica datado de 28 de abril de 1924 e no dia 3 de maio do mesmo ano o Cônego Heriberto Goettersdorfer benzia solenemente ao Cruzeiro, cujos paraninfos foram: José Feliciano Ferreira (José Orestes), João Francisco do Prado (João Dionizio), Zeferino Rodrigues do Prado, José Correia do Prado, Antonio Zaneta e Eduardo Teixeira de Godoy.

Dado o primeiro passo agora era necessário erguer a capela para a qual todos trabalharam até o dia mais solene do Novo Brasil (antigo nome da Vila Orestina), o dia do Padroeiro São José, daquele ano de 1925 que com grande alegria e com um ato litúrgico presidido pelo Cônego Heriberto, a primitiva capela foi benzida e aberta ao Culto Público, sendo a Imagem do Padroeiro ofertada pelo então vigário. O total dos gastos com a Capela foi de 5:000$000r.

Com o desenvolvimento da Vila era necessário uma Capela maior que pudesse comportar os fiéis que para ela dirigiam-se freqüentemente, assim em agosto de 1960 o Padre Dr. José Maria Alves, com licença do bispado, autorizou o inicio da nova construção cuja inauguração ocorreu a 6 de dezembro de 1964 às 8H00 da manhã, com missa celebrada pelo então Vigário-auxiliar Padre Luiz Cechinato, que na ausência do Pároco Monsenhor José Maria Alves, respondia pela Paróquia, e às 17H00 houve procissão, seguida de festas e leilões.

Desde o dia anterior encontrava-se na comunidade um missionário, Padre Cláudio, C.S.S.R. Redentorista de Aparecida preparando a comunidade. Foi a 1ª Capela a receber o Santíssimo em caráter permanente (1978).

Fatos: A 22 de abril de 1929, por ocasião do Jubileu Sacerdotal do Papa Pio XI, o Padre José Rafael Bouillon reuniu os moradores e fazendeiros vizinhos, bem como todas as autoridades do município de Borborema onde votaram por unanimidade a mudança de nome da Vila de “Novo Brasil” para “Vila Pio XI”, homenageando assim o Papa Pio XI. Mais tarde, a comunidade contou com a Congregação Mariana e as Filhas de Maria.

Em novembro de 1971, o Missionário Redentorista Padre Olívio Copetti, C.S.S.R. pregou missão, ali deixando o Cruzeiro missionário. No dia 18 de agosto de 1978, Dom Constantino Amstaldem então Bispo-coadjutor de São Carlos realizou visita pastoral na comunidade, dando o Mandato de Ministro Extraordinário da Eucaristia ao Sr. Emílio Gonçalves.

bottom of page