top of page

Igreja Nossa Senhora Aparecida

Padroeira da Vila Mariana, Vila Hermes, Jardim Maria Lopes Biasotto, Vila Quirino, Vila Sebastião Amaro Valença, Jardim Industrial I e II, Jardim Borborema I e II.

A 1ª Missa celebrada no Conjunto Habitacional Prefeito Hermes Fernandes Vasques, ocorreu na noite de 19/05/1989, 19H30, no largo central, pelo Pe. Francisco Carlos da Silva, que após a celebração, convidou os presentes a indicarem os nomes de Santos(as) de suas devoções, dos quais foi escolhido pela maioria, Nossa Senhora Aparecida.

Nos meses seguintes a primeira missa, as celebrações prosseguiram no mesmo local. No final de junho, a planta da futura igreja estava elaborada pelo engenheiro Ciro R. Torres de Arruda e o terreno através de permuta chegava-se a uma solução.

No dia 2 de junho de 1991, às 10H30, o pároco, na presença de inúmeros fieis, dentre estes, Dª Alice Malaquias da Silva, sua mãe, representantes dos Conselhos Paroquiais de Pastoral e de assuntos econômicos, particularmente a presença do Presidente da s Obras de Construções e Reformas da Paróquia – Newton Valentim de Rizzo e outros colaboradores, efetuou a benção da pedra fundamental da futura igreja santuário, encerrando-se com o hino “Dai-nos a Benção ó Mãe Querida, Nossa Senhora Aparecida”.

Para dirigir também esta obra, o Pároco confiou esta missão ao Newton Valentim de Rizzo, que com dedicação já realizara a mesma missão nas obras da Igreja de São Benedito, tendo como encarregado de obra o jovem Marcos Roberto dos Santos Lopes, os mesmos que estavam à frente da construção da Igreja São Benedito, com outros auxiliares. No mês de dezembro, foi iniciada a colocação da estrutura metálica e das telhas; iniciando este ano, foram assentados os vitrais, portas e outros componentes.

Ao decorrer o ano, as obras desenvolveram-se rapidamente, inclusive a colocação da imagem do CRISTO Redentor, da antiga Matriz, no frontispício do Santuário, bem como o sino e o relógio igualmente da antiga Matriz. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida foi inaugurado no dia 12 de outubro de 1992.

A solenidade teve seu inicio na Matriz de onde saiu a imagem de Nossa Senhora Aparecida em procissão rumo ao Santuário. No meio do trajeto mais propriamente na ponte do Ribeirão “Fugidos” o tempo ficou instável e começou a chover, mas os fiéis continuaram firmes na sua caminhada. Para homenagear o dia das crianças, o andor foi carregado pelas crianças do 1º, 2º, 3º anos de Catequese, Perseverança, Gen 3 e Apostolado Mirim. A presença das crianças foi o ponto alto da celebração. A celebração deveria ser Missa Campal, mas em virtude do tempo, foi celebrado internamente por Dom Constantino, Monsenhor Luiz Cechinato, pelo Pároco, Ministros e Comunidade. Após as solenidades religiosas a Fanfarra Municipal apresentou números variados de seu vasto repertório, arrancando calorosos aplausos dos assistentes.

A comunidade improvisou uma barraca para a realização da quermesse animada pelo som do Grupo “Santo Me”.Salão Paroquial do Santuário. Na quarta-feira, 8 de julho de 1992, o pároco e o Presidente da Comissão de construções, reuniram-se com um grupo de moradores da Vila Hermes para estudarem o inicio da construção do salão, cuja planta foi apresentada na ocasião.

No dia 12 de julho, iniciaram a demarcação do local de construção, pelo sistema de mutirão, porem, em virtude da proximidade da inauguração da igreja, surgiu a iniciativa de manterem durante a semana um pedreiro e dois serventes para agilizarem os serviços, e através de listas. Seriam arrecadadas contribuições para esta finalidade e as despesas com material de construção com o restante do saldo da festa do Padroeiro de 1992, bem como de outras promoções.

bottom of page