top of page

Semana Santa: Celebração Solene da Vigília Pascal da ressurreição do senhor

CNo Sábado Santo, dia 11, a igreja celebrou a Solene Vigília Pascal da Ressurreição do Senhor, com a igreja matriz vazia, devido a pandemia do Coronavírus. Padre Walterlei Anderson de Sá presidiu a celebração, com a presença do Padre Antônio Marcos Elize.

A Vigília foi transmitida pelo Facebook da Paróquia São Sebastião. A liturgia desta vigília é composta de 4 partes importantes: Rito da Luz, Liturgia da Palavra, Batismal e Eucarística.

Padre Walterlei na homilia comentou que a Liturgia da Palavra desta Vigília, deixa claro como Cristo cumpre essa missão do Pai: ser Vida em abundância em nossa vida miserável de pecado e escravidão. “Paulo na sua Carta aos Romanos, faz uma síntese de tudo aquilo que ouvimos nesta Vigília: que em Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado, a morte e o pecado foram derrotados! Mas uma pergunta nos vem a mente e ao coração: como participamos dessa vitória pascal? E a resposta está na própria carta: pelo Batismo, pois morremos para o pecado e ressuscitamos com Cristo para a vida nova”.

Ressaltou também, que o Evangelho deste sábado, deixa claro que aquele que buscamos não está morto, mas está vivo. O império da morte e da violência foi vencido, pelo Deus da Vida. “A ressurreição implica, dessa forma, repensar a vida desde o avesso – ou desde o contrário; representa resistência em meio à violência, alegria em meio à tristeza, protagonismo em meio à sujeição. Ajuda-nos a buscar a graça de Deus, a bênção de Deus em lugares de vida. Porém, quantas vezes nos esquecemos que nosso Deus é o Deus da vida e, por isso, trazemos em nossas atitudes, gestos e palavras sinais de morte?”

Neste ano o Círio Pascal, tem uma simbologia do Pelicano, que significa sacrifício e da doação. Na Eucaristia, é Jesus Cristo, como pão do céu, da paz e a salvação da humanidade. Assim, São Jerônimo, num comentário do Salmo 102, disse: “Sou como um pelicano do deserto, que fustiga o peito e alimenta com o próprio sangue os seus filhos”. Assim, tornar-se um símbolo da Paixão de Cristo e da Eucaristia.

Após a homilia, foi feita a bênção da água e a renovação das promessas batismais e a Liturgia Eucarística.

 

Pastoral da Comunicação

Fotos: PASCOM 

bottom of page